Contribuir com o governo municipal de Sobral (CE) na elaboração do plano de integração das políticas públicas do município na perspectiva da construção de uma cidade educadora. Esse é o objetivo da Assessoria de Políticas de Educação integral que atua desde junho deste ano no município cearense.

Nesse sentido, a assessoria pretende abranger a participação de diversas secretarias municipais e segmentos da sociedade para consolidar uma cultura de intersetorialidade, partindo de quatro pilares estratégicos para o desenvolvimento das ações:

Cidade Educadora: Trata de um novo modelo de cidade, voltado para a convivência solidária e democrática das pessoas, deve repensar seu território – com todos os espaços que constituem o interesse da cidadania – em função da qualidade de vida de seus cidadãos. Abarca uma proposta ampla de políticas existentes na cidade, a qual compreenderia todas as secretarias, conselhos e sociedade civil organizada.

 

Intersetorialidade: É a integração de políticas/ações de setores e segmentos já existentes na cidade, a fim de consolidar uma nova cultura de gestão e, sobretudo, de relação social e política, consideramos como elemento  estratégico para proporcionar um processo que, gradativamente, legitimaria Sobral como uma Cidade Educadora.

Territorialidade: conceito que entende o território como o conjunto dos elementos que constitui as diferentes relações das pessoas na cidade, às quais podem ou não gerar demandas imediatas de políticas.

Juventude: considerando que 38% da população de Sobral é constituída por jovens entre 15 e 29 anos, e que a Coordenadora de Juventude desenvolve no município ações em uma perspectiva intersetorial, a juventude representa um segmento estratégico nos processos de escuta para a elaboração do plano.

Para isso, a assessoria em Sobral prevê o desenvolvimento das ações a partir da escuta de diferentes segmentos da sociedade. Esse processo de escuta ocorrerá por meio dos Grupos de Trabalho (GTs): Gestor, Território, Multisetorial e Juventude

Para o trabalho de elaboração do plano com as diretrizes das ações intersetoriais foi criado o Comitê Gestor compostos por representantes da Coordenadoria da Juventude e pela equipe técnica do Cenpec e de diversas secretarias do governo municipal de Sobral e da sociedade civil. Sua responsabilidade é articular e mobilizar as demandas de integração de políticas públicas no município e, consequentemente, ser a referência de interlocução entre as secretarias e os grupos de trabalho na construção do alinhamento das ações. O Comitê Gestor tem um caráter intersetorial, cujo objetivo é integrar as políticas públicas elaboradas por diferentes secretarias da administração municipal e sua função é coordenar a implementação da proposta na cidade, mobilizando, apoiando e viabilizando as ações dos grupos de escuta, tanto no que se refere ao planejamento quanto ao desenvolvimento e à avaliação.

Iniciativa
Marca da Fundação Itaú Social
Coordenação Técnica
Marca da CENPEC