A partir de 2001, o Prêmio Itaú-UNICEF adota um tema a cada edição. Trata-se de uma estratégia de reforço para a mobilização da sociedade em torno da educação e da inclusão social de crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Com o tema O Direito de Aprender, o Prêmio Itaú-UNICEF coloca em evidência o desejo da sociedade por uma educação pública de qualidade, com foco na aprendizagem da criança e do adolescente. Para assegurar esse direito é preciso articular os diferentes espaços e projetos de aprendizagens. Atuar pela qualidade na educação, portanto, não é só responsabilidade do poder público, devendo ser um compromisso ético dos mais variados atores sociais.

Os 686 projetos inscritos passaram por cinco etapas no processo de avaliação até a seleção de 30 finalistas. Esta edição contemplou um grande vencedor e um vencedor para cada uma das três categorias: Ações Complementares à Escola, Mobilização pela Educação e Formação Continuada de Professores e Educadores Sociais e/ou Produção de Materiais Educativos.

Além disso, o Prêmio apontou um Destaque Especial do Júri, definido pela Comissão Julgadora, e distinguiu outros dez projetos como Menção Honrosa.


Formação


Premiação Nacional


Menções Honrosas

Prêmio Itaú-Unicef 2018 Catálogo virtual 13ª Edição
Iniciativa
Marca da Fundação Itaú Social Marca da Unicef
Coordenação Técnica
Marca da CENPEC
Parceria
Marca da Futura Marca da CONGEMAS Marca da UNDIME
Apoio
Marca da CONSED Marca da Todos Pela Educação